Olá, somos a MODÚ!

Institucional

No marcante ano de 2020, criamos a MODÚ com um objetivo claro: FAZER ARMÁRIOS QUE SEJAM ÚTEIS E MULTI-USO PARA OS DONO DA CASA.

Como fazemos isso? Desenvolvendo soluções acessíveis, verdadeiramente modulares, fáceis de comprar e instalar e que se adaptam às necessidades de quem as utiliza, aumentando o tempo de aproveitamento do mobiliário.

Por quê? Porque identificamos que para uma família ou empresário que está preparando seu espaço, o mobiliário, além de ser caro, acaba perdendo a sua função inicial ao longo do tempo e às vezes fica muito datado, necessitando de mudanças.

Os fundadores, Enrico e João

Nossa história começou há cerca de 25 anos, quando o João – meu sócio e um dos co-fundadores – entrou no mundo da marcenaria. Quanto mais armários ele fazia, mais claro ficava que, por mais únicos e exclusivos que fossem, havia formas de otimizar a produção e torná-los mais flexíveis, aumentando a sua vida útil. 

Percebeu também, que a montagem e instalação eram demasiadamente complexas e que pouca gente pensava em formas de simplificá-las. Inquieto como poucos, não demorou muito para que desenvolvesse soluções que tornavam a construção e instalação dos seus armários mais simples e eficientes, para benefício dele e de seus clientes. Hoje, essas soluções são a base tecnológica dos nossos produtos.

Ao contrário do João, eu nunca havia pensado muito sobre armários até meus 28 anos. Em 2005, fui morar na Noruega  e a facilidade que tive para escolher, comprar e instalar todos os armários do meu apê me chamou muita atenção – mais atenção do que o famoso e elegante design nórdico. Combinando módulos nos tamanhos e cores desejados, meus armários de lá se pareciam com os armários embutidos que eu conhecia do Brasil. Mas ao contrário destes, eles eram flexíveis. Mudei de casa e levei vários comigo: gabinete de cozinha virou estante de quarto, armário de quarto foi “re-embutido” em outro lugar e estantes de sala foram montadas de outra forma na nova casa. Troquei algumas portas, mudei algumas cores e consegui aproveitar quase tudo. Gastei pouco tempo e dinheiro e fiz tudo sozinho, sem necessidade de envolver prestadores de serviço.

Quase 15 anos depois, retornei ao Brasil e sofri para encontrar armários para meu apartamento. 

Não faltavam opções bacanas do ponto de vista estético, mas o tal do “móvel sob medida”, carro chefe das lojas de móveis planejados e marceneiros, era caro, complicado de comprar, demorado pra ficar pronto e uma vez instalado, é imutável. Gera um desperdício enorme de tempo e material cada vez que a vida toma outro rumo. Socorro! 

Por coincidências do destino, conheci o João e criamos a MODÚ, com uma bela ajuda de amigos em comum, a quem deixamos nosso enorme agradecimento. Em pouco tempo, encontramos mais pessoas que compartilham nossa visão e juntaram-se ao time: Alberto, Chris, Juliana e Vavá, cada um dando sua contribuição na busca deste sonho.  

Estamos só no início desta jornada e temos muito que evoluir, mas sabemos que é possível chegar onde queremos. Assim como nós, tem muita gente que sonha com armários mais inteligentes, práticos, bonitos e sem tanto desperdício. Gostou? Bem vindo à MODÚ 🙂

Escrito por
Enrico Martins